domingo, 4 de março de 2007

A câmera artesanal “Pinhole”

Para fazer a câmera artesanal o processo é simples. Pode ser feita com latas ou caixas e para ambas o processo é praticamente o mesmo.
.
O primeiro passo é transformar a caixa e/ou a lata em uma câmera escura. Isso por ser feito com papel cartão preto, spray ou mesmo pintando com tinta preto-fosco. É importante também ter uma tampa que vede bem o interior da caixa. A pintura (ou o forro com o papel cartão) deve ser feita em toda a caixa, inclusive na tampa, sendo que esta deve ficar totalmente vedada contra a luz.
.
O segundo passo é fazer um pequeno buraco em uma das laterais da caixa. O furo deve ser feito com uma agulha no menor tamanho possível. Aqui é importante destacar que em alguns casos, quando se utiliza lata, por exemplo, o material é mais duro e impossível de furar com a agulha. Nesses casos, deve-se fazer um buraco maior (com prego ou furadeira) na lata e, sobre ele, colar um pequeno pedaço de papel alumínio e neste fazer o furinho com a agulha. O tamanho do furo irá interferir na definição focal e nitidez da imagem, por isso, quanto menor mais adequado.
.
Após, deve-se verificar se não há nenhum ponto, além daquele feito pela agulha, por onde a luminosidade possa chegar. Caso houver, deve ser vedado, pois toda entrada de luz deve ocorrer somente pelo furo feito pela agulha. Esse furo deve ser vedado com papel cartão (com possibilidade de abrir) ou mesmo com fita isolante preta. Essa vedação deve ser fácil de abrir e manusear, pois servirá como dispositivo de controle da entrada da luz na câmera.
.
A câmera já está pronta! (mas sempre pode ser aperfeiçoada, basta você notar algo que poderia funcionar melhor e adaptar em sua câmera pinhole). Como disse no último post, as câmeras convencionais também servem como pinhole.
.
Para fotografar pode-se utilizar filmes negativos ou mesmo o papel fotográfico. Nesse caso, dentro de uma sala totalmente escura coloca-se o material (papel ou filme) dentro da lata ou caixa exatamente na superfície oposta ao furo, pois a imagem será projetada ali. Se for papel deve-se colar com um pequeno pedaço de fita adesiva para que não solte enquanto você caminha até o objeto fotografado. Fecha-se bem a caixa. O formato e o tamanho das imagens depende muito do estilo que sua câmera artesanal tem, mas você pode variar na construção do material.
.
A revelação do material obtido é a mesma dos procedimentos fotográficos convencionais (de revelação manual). É importante lembrar que o primeiro material revelado (o papel, por exemplo) será o negativo e que a projeção de luz sobre este e sua revelação trará o positivo.
.
Bem, se ficou alguma dúvida (e acredito que tenha ficado) ou se você quer mais detalhes, os links que citei no último post são boas indicações.

Negativo em papel de fotografia feito com câmera Pinhole, em 2004.

Um comentário:

Camila Daronco disse...

Muito legal! Bem didático o texto, será que poderia me arriscar a construir uma câmera pinhole? Hehehe...
Bjos