quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

COR e PB na fotografia

Para aqueles que gostam de estudar fotografia, indico um dos livros que li sobre o tema: "Linguagem Fotográfica e Informação" de 'Milton Guran', já citado aqui no blog. Essa publicação nos mostra muitos aspectos de estudo e percepção da imagem, entre eles a cor e o preto e branco das fotografias.

Nesse caso, Guran nos mostra que a fotografia PB representa a realidade, a fotografia em cor pretende imitar a realidade. Embora ambas utilizem técnicas e processos diferentes, também quanto ao impacto causado no leitor, são de natureza semelhantes. É preciso entender que uma mesma imagem pode ser apresentada em cor ou PB, sendo que essa escolha trará variações determinantes. A imprensa prefere a foto em cor, pois sua semelhança com a realidade confere mais veracidade a imagem. Quanto a isso, basta olhar os jornais diários.

A COR
é a representação mais fiel da realidade (do que PB), pois estamos habituados a ela. A cor é, por si só, uma informação importante na imagem, mas a capacidade dos filmes e as nuances na revelação não conseguem abranger todas as tonalidades que nossos olhos podem observar.
.
Fotos: Angélica Lüersen
Fotografia feita em Florianópolis em 2005, durante viagem ao Enapet.
Os pescadores estavam concentrados em sua labuta e nem notaram o instante capturado.
.
PB
é a representação do essencial. Tem maior poder de penetração e interpretação das situações. Ela parece sem querer ser igual a cena. Ao representar a cena com apenas tons (de cinza) e linhas torna-se um código diferenciado da nossa forma natural de ver a realidade.


Esta imagem foi feita em Chapecó, no ano de 2003.

2 comentários:

Sílvia Medeiros disse...

Oiii, Géli!

Exatamente o que comentávamos na aula da última terça-feira, né?! Que jóia... adorei a postagem e as fotos!

Uma sugestão: eu gosto de saber o que a foto mostra, de que local ela foi tirada... Legenda seria muito interessante, né!?

Um beijão enorme!

Clarissa Deggeroni. disse...

Oi! Dei uma olhada bem geral nos teus posts! A descrição inicial, onde tem uma citação do Bresson chega a emocionar quem nem tem tanta afininidade com a área.
Os textos estão legais, bem interessantes.
Um beijo,
depois comento mais.